Início > apetece-me > Rotina

Rotina

Sempre as mesmas coisas, os mesmos hábitos, os mesmos sítios, as mesmas pessoas…o mesmo. Perseguem-me e perseguem-me as palavras inúteis, os sorrisos forçados, os sonhos utópicos. O caminho que percorro vai dar sempre à mesma saída, por mais que mude de direcções. Reduzimos a vida a esta insignificância: ir e vir, tornar a ir e voltar.
Não se passa nada, quer dizer: passasse Nada. Um Nada infinitamente grande. Os hábitos gelificam-se, o tempo rói os sonhos projectados, a ambição. Nem o desejo de desejar sobrevive. Construímos em paralelo uma vida fictícia que nos domina, que me domina. Luto contra ela, mas só posso viver nela, não sobreviria sem ela. Por mais que queira, não posso desprender-me das pequenas acções, dos gestos ridículos. Não consigo desfazer-me das imbecilidades.
Está tudo catalogado, as aparências lideram. A consciência tirou folga e nada é instintivamente instintivo. Somos apenas actores, bons actores. Vivemos para representar. Viver é representar. Desde que certas regras se cumpram, podemos ser ladrões e grandes homens honrosos. Cabe tudo no mesmo saco… A virtude, a honestidade, a podridão, a religião e a ganância partilham o mesmo espaço. Tornaram-se homogéneos. A Aparência homogeneizou-os e o Hábito deu uma ajuda.
O Sr. Teles, temente a Deus, doutor e indivíduo de posses, vai todos os domingos à Igreja. Homem de família brasonada, os pobres respeitam-no, bajulam-no. Quando o vêm, dão o seu lugar para o “Sr. Doutor” se acomodar. A Igreja exalta os seus valores e a sua caridade. O mesmo Sr. Teles que bate na mulher e que quase escraviza os funcionários. O mesmo Sr. Teles que “vai de viagem” para cair na luxúria com as suas duas amantes. Uma a norte e outra a sul, conforme as vontades…
Estar enquadrado nisto e presencia-lo é a única hipótese. Nós quisemos assim… Todos, irracionalmente, querem assim e acomodam-se…
Sinto-me num aquário, qual simples peixe de água doce, que pensa que é livre porque não pensa nisso.

Categorias:apetece-me
  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

