Início > apetece-me > Consciência

Consciência

Ponho-me a olhar para ti, consciência, e exijo que me olhes nos olhos, que me enfrentes e me digas sem meias palavras o que és e o que significas. És medo, receio, uma voz que se cala quando a miséria aperta ou uma força que surge quando caímos na podridão da luxúria. És um nada, um ser tímido sempre pronto a intrometer-se. Se me incomodas? Sim, mas não me atormentas como querias. Não me impedes de nada. Falas quando devias estar calada e, nos momentos certos para intervir, fintas-me e fico à procura de um apoio. És invenção e egoísmo alheio, misturado com três ou quatro regras de bom comportamento. Pões-me facilmente à mercê de pessoas que não te possuem e tentas aprisionar-me e fazer de mim teu servo. Sinto esta luta quotidiana de busca de liberdade uma perda de tempo, sinto que nunca vou conseguir livrar-me de ti, mas quando esse sentimento de frustração se apodera de mim, penso que a vida é um momento entre o nada e o nada, aproveitar esse momento é a única coisa que se deve fazer. Quando cair no meu último chão e permanecer no esquecimento hei-de chorar inutilmente por não te ter feito frente e por te ter obedecido. Por vezes protesto e imponho-me. Tu, passiva, não mostras revolta e ficas cabisbaixa, mas logo levantas-te, altiva, para te apoderares novamente do teu trono de poder sobre mim. Não me largas. Ficas à espreita e, mesmo sem te ver, algo me diz que estás algures pronta a atacar. Mas pergunto-me como seria eu sem senti? Como agiria eu sem te ter constantemente a palrar no meu ouvido? Seria realmente livre?

Categorias:apetece-me
  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

