Início > um século, um génio... > Blog action day

Blog action day

Hoje é o dia “Blog Action Day“, evento anual que une bloggers de todo o mundo que postam mensagens sobre o mesmo assunto num mesmo dia nos seus próprios blogs, com o objetivo de provocar uma discussão em torno de uma questão de importância global. Este ano a temática são as alterações climáticas.
Este assunto é recorrente neste blogue,ou não fosse este um blogue pelo ambiente.
Já todos sabemos as causas e consequências das alterações climáticas, mas ainda muito pouco foi efectivamente feito para que as consequências não sejam mais desastrosas do que já estão a ser.
Todos nós temos assistidos a tornados e cheias sucessivas que têm levado a mortes e a perdas incalculáveis a diversos níveis. Mas estão longe… Nunca pensamos que essas catástrofes irão cá chegar efectivamente.
I’ve got news… O bater de asas de uma borboleta provoca um tornado no outro lado do mundo.

Temos de pensar no mundo que queremos deixar aos nossos filhos. É muito bonito haver políticas natalistas, mas se as gerações vindouras não tiverem um planeta que lhes proporcionem qualidade de vida não vale a pena então perpetuarmos a espécie.
Porque hão-de os nossos filhos e netos pagar pelos erros que estão a ser cometidos por nós?
Vamos cuidar do planeta que temos para que quem vem a seguir não sofra injustamente.

Que podemos fazer então?
-Alterar os nossos comportamentos de forma a reduzirmos a nossa pegada ecológica.
Não é preciso regredirmos nem fazer grandes alterações na nossa vida. Basta aplicar o conceito de eficiência.Trabalhar com custos mínimos.
Exemplo prático: Tenho de percorrer 10km para ir para o emprego. Se comprar o passe do metro e/ou autocarro/etc. vou gastar menos dinheiro ao fim do mês, vou demorar menos tempo a chegar ao emprego porque não apanho filas, o que reduz o stress consequente das mesmas. Tem a vantagem de podermos ler enquanto andamos de transportes.
As emissões de Co2 diminuem consideravelmente, o que melhora a qualidade do ar, diminui doenças associadas à poluição do ar e os custos decorrentes do tratamento das doenças.

-Ser interventivo.
Os nossos governantes e responsáveis por este país em geral são muito pouco visionários (estou a ser particularmente simpática). Isto deve-se essencialmente a pensarem no bem-estar de um pequeno grupo de pessoas da sua esfera. No entanto, o povo tem o poder.Temos de reivindicar melhores transportes públicos, vias cicláveis, mais árvores, jardins, etc.
Não podemos esperar que essas mentes que nos governam consigam conceber estas ideias porque são ideias que de facto exigiriam muito dos seus pequenos cérebros. Por isso como cidadãos que pagamos os nossos impostos,temos o dever de exigir melhores condições a nível ambiental e outras, claro.
Não podemos continuar com a mentalidade que nos caracteriza “Vão sem mim que eu vou lá ter…”
Exige-se, actualmente, face à grave problemática ambiental uma mudança de posicionamento. Temos de ser activos, não é o vizinho do lado sozinho que vai resolver o problema, somos TODOS.

E deixo aqui dois provérbios antigos que fazem parte da minha forma de viver e que se fizessem parte da da maior parte das pessoas,o mundo não teria este tipo de problemas.

“Se todos varrêssemos o nosso quintal, o mundo inteiro estaria limpo.”
“Não herdámos o mundo dos nossos avós, pedimo-lo emprestado aos nossos netos.”

in Um blogue pelo Ambiente

PS: Vi este texto no blogue da minha amiga Ana e decidi publica-lo! Espero que ela não se importe😛

  1. 29 de Outubro de 2009 às 0:19

    Olá João!
    Muito obrigada por teres publicado o meu texto,ainda bem que gostaste.
    Realmente tenho andado desaparecida porque tenho andado à procura de emprego e praticamente nem tenho tido tempo para visitar o mundo virtual.
    De qualquer forma na próxima semana já estarei a trabalhar numa nova empresa,com um horário normal,espero ter tempo e disponibilidade para vir à net e já agora em especial ao teu blog.

    Bj grande
    Ana

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: